A 75 anos um sonho se realizava
Exatos 75 anos, a revista Action Comics #1 chegava as bancas de jornais nos EUA. Publicada pela National Publications, a lendária publicação trazia na capa a primeira aparição pública do Super-Homem, personagem criado a quatro mãos por Jerome "Jerry" Siegel e Joseph "Joe" Shuster, era um algo novo e diferente de tudo que existia no mundo da ficção literária. E que por pouco quase deixou de existir.
Numa noite quente do verão de 1934, quando Jerry acordou no meio da noite no terceiro andar da casa dos seus pais em Glenville, em Cleveland, o personagem que ele estava sonhando era a mais pura resposta para o sofrimento que ele estava vivendo naquele momento. Um ano antes, em 2 de junho de 1932, seu pai, Mitchell Siegel morria durante um assalto na loja de roupas de segunda-mão que a família tinha. Glenville, Cleveland, os Estados Unidos da América e o resto mundo viviam os efeitos do crash de 1929 e a grande depressão estava longe de terminar. Depois de ficar orfão de pai, Jerry se viu sozinho com a mãe idosa, a vida adulta a sua frente, e uma economia que não suportava seus sonhos de se tornar autor de ficção científica. Mas naquela noite, ele teve um sonho vívido, ele sonhou acordado, e anotou tudo que sonhava.
Jerry sonhou que podia ser o que quisesse, que poderia voar, enfrentar os valentões do Glenville High School, impressionar a menina mais popular da escola, Lois Amster, sonhou que podia enfrentar os criminosos que levaram seu pai. Na manhã seguinte levou suas idéias ao amigo e confidente Joe. Que desenhou a primeira versão de um personagem mítico e gloriosamente fantástico. Jerry passaria mais de 3 tentando publicar seu personagem, com e sem os desenhos de Shuster. Quando finalmente conseguiu, a revista Action Comics #1 estampou em sua capa a imagem do Super-Homem, e o resto é história.
Hoje não há como não estufar o peito como o Homem de Aço e agradecer a Jerry e Joe por terem tido a coragem de sonhar. Eles sonharam ter uma vida melhor, e nesse sonho criaram algo novo, sonharam ter sucesso com essa criação enfrentando tudo e por um bom tempo conquistaram o que queriam e mas mesmo quando falharam, eles continuaram sonhando e através de sua criação expuseram milhões de leitores a essa possibilidade de também sonharem. E mais do que tudo sonharam um homem capaz de superar todos males e todos os obstáculos, acreditando, da forma mais pura, que verdade vencerá a mentira, que justiça conquistará a injustiça e que no fim, o bem prevalecerá sobre o mal.
Obrigado Jerry e Joe pela inspiração eterna da sua maior criação! Ao Super-Homem, feliz septuagésimo quinto aniversário!
Fabio Marques, 18/04/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário