domingo, julho 10, 2011

Look Ma - No Wires!


Super-Homem está de volta!

Em 1978, o estúdio Warner Brothers e os produtores Ilya e Alexander Salkind (pai e filho) produziram o que seria o longa-metragem definitivo sobre quadrinhos. Apresentando o primeiro e maior super-herói da história, Superman: O Filme dirigido por Richard Donner cumpre todas as promessas que faz e supre todas as expectativas do mais ardoroso fã de quadrinhos e do Super-Homem. "Você vai acreditar que um homem pode voar (You'll believe a man can fly)" era o que diziam os pôsteres antes do lançamento em 25 de Dezembro de 1978. Esse filme tornou-se a primeira apresentação série de um personagem de quadrinhos na sétima arte. E para tal feito, não se poupou esforço nem talento. No grupo que compõe a equipe que produziu o filme, estão atores e atrizes consagrados, além de técnicos e escritores premiados.

A começar pelo texto. Para escrever a mitológica saga do último filho de Krypton, foi contratado o escritor de romances Mario Puzo, vencedor de dois Oscar pelo roteiro dos clássicos O Poderoso Chefão (1970) e O Poderoso Chefão II (1972), ambos de Francis Ford Coppola. Baseando nos quarenta anos de quadrinhos do personagem até em então e em dicas de Elliot S! Maggin, roteirista dos quadrinhos na época e escritor dos romances The Last Son of Krypton (1978) e da adaptação literária de Kingdom Come (1997), Puzo traçou a origem do personagem e suas primeiras aventuras na Terra de forma grandiosa e épica, o texto tornou-se o caminho a ser seguido e foi utilizado no desenvolvimento dos roteiros do filme original e sua seqüência Superman II (1980) de Richard Lester. O roteiro adaptado a partir do texto de Puzo, foi escrito a seis mãos por Robert Benton, David Newman e sua esposa Leslie Newman.

Robert Benton, vencedor de dois Oscar pela direção de Kramer vs. Kramer (1979) e pelo roteiro de Um Lugar no Coração (1964) já havia trabalhado com David Newman no roteiro do musical da Broadway: It’s a Bird, it’s a Plane, it’s Superman! (1966) e no filme Uma Rajada de Balas (1967) em que ambos haviam sido indicados para um prêmio da Academia de Hollywood, o que tornou fácil a realização um roteiro leve e inteligente para o filme do Homem de Aço. Além disso, por medo do produtor executivo Pierre Spengler, o diretor Richard Donner, de A Profecia (1976) contou com o suporte criativo de Tom Mankiewicz, roteirista de 007 Os Diamantes são Eternos (1971) e Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973) durante as filmagens do filme.

Tantos talentos para apenas um roteiro de um filme de quadrinhos, alardeavam os críticos da época. E era exatamente isso que a Warner Brothers, dona da DC Comics, temia. Assim também exigiu a presença de um elenco de primeira grandeza. Com o roteiro de Puzo e um contrato de 3 milhões de dólares por apenas 5 cenas, conseguiram a participação de Marlon Brando para interpretar o papel de Jor-El, o pai kryptoniano do herói. Brando numa atuação impecável, mostra por que é considerado o maior e melhor ator que o cinema já teve, apesar de interpretar um papel simples e leve, ele alcança uma profundidade no personagem que arrepia até o mais frio espectador. Para o papel de Lex Luthor, foi chamado o competente Gene Hackman, vencedor do Oscar por Operação França (1971) de William Friedkin. Até os papeis secundários foram interpretados por lendas do cinema: Terence Stamp emprestou sua sutileza ao General Zod, Jackie Cooper mostrou sua energia como Perry White, Glenn Cooper tocou o público como Jonathan Kent e a jovem Margot Kidder fez a Lois Lane mais inteligente até hoje. Mas havia dois personagens que não conseguiam ser escolhidos.

Os produtores consideraram inúmeros atores famosos para o papel duplo de Clark Kent e Super-Homem. Desde Robert Redford até Muhamad Ali (não é brincadeira). Quando decidiram por um jovem ator de teatro desconhecido: Christopher Reeve. A mágica estava completa. Reeve conseguiam a impressionante proeza de vestida uma roupa azul e uma capa vermelha, sem parecer ridículo. A charmosa e inteligente atuação dele impressionou até críticos que viam uma adaptação de quadrinhos com desdém. Donner sempre temia que Reeve fosse muito magro e fraco para o papel e contratou o atleta David Prowse para treina-lo, esse havia “interpretado” o papel de Darth Vader em Guerra nas Estrelas (1977) de George Lucas. Também da saga estelar, Superma: O Filme emprestou o maestro John Williams para compor o que seria o hino do personagem para toda a eternidade. A fotografia ficou por conta de Geoffrey Unsworth de 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968) e Cabaret (1972). Após quase uma década para sua preparação, dois anos de pre-produção e 55 milhões de dólares, Super-Homem chegou a tela prateada de forma espetacular. Arrecadou US$ 134.218m nos EUA, recebeu três indicações para Oscar: Fotografia, Trilha Sonora e Som e um Oscar Especial pelos magníficos efeitos visuais que fizeram o mundo acreditar que um homem podia voar.

Agora, em Maio de 2001, a Warner Brothers está preparando o último capítulo dessa linda história. Após um ano restaurando a película original do filme com a supervisão de Richard Donner, o estúdio prepara para relançar o filme nos cinemas e em DVD numa versão especial com 8 minutos a mais, criados a partir de cenas que não foram utilizadas originalmente, incluindo uma nova cena com Marlon Brando e Christopher Reeve atuando “juntos” na Fortaleza da Solidão. A versão original tinha 143 minutos.

A versão DVD será infinitamente superior a última versão digital do filme em LD (Laserdisc) lançada em 1990, em dois discos e contendo:

Quatro documentários produzidos especialmente para esse lançamento:

The Magic Behind the Cape: Sobre os efeitos visuais revolucionários.
Superman: Filming the Legend: Sobre a produção e o lançamento de 1978.
Screen Tests: Sobre a escolha dos atores que fomaram o elenco.
Taking Flight: The Developing of Superman: Sobre a pre-produção do filme.

Comentário em áudio em todo o filme por Richard Donner e Tom Mankievicz.

As audições para os papéis de Super-Homem e Lois Lane.
Diferentes releituras na trilha sonora para oito cenas diferentes.
Uma faixa em Dolby 5.1 para a magnífica trilha composto por John Williams.
Duas cenas perdidas que nunca foram usadas no filme totalizando 20 minutos de material inédito.
Web-ROM interativo dentro do DVD contendo Storyboard to Screen, demonstrando e comparando os desenhos de produção as cenas do filme.

Dois trailers originais de cinema.
Biografia e Filmografia do Elenco e do Diretor.
Legendas em Inglês, Francês, Espanhol e Português.
Trilha restaurada e remixada em Dolby 5.1

Além da versão especial do filme o DVD conterá a filme original do filme como foi lançado há 23 anos atrás em WideScreen (formato letterbox 2.35:1 para TV 3:4 e 16x9) . Junto ao lançamento do filme original em DVD, a Warner estará lançando as seqüências: Superman II (1980) e Superman III (1983) ambos dirigidos por Richard Lester e Superman IV: Em Busca da Paz (1987) de Sidney J. Furie. Todos em WideScreen e contendo o trailer original de cinema. Haverá também o lançamento de um Box-Set com os quatro filmes em uma luxuosa caixa especial. Novamente, a Warner não está poupando esforços para o primeiro e maior super-herói que o mundo já conheceu.

Artigo originalmente publicado em omelete.com.br, 21 de março de 2001.

Nenhum comentário: