As Melhores Histórias de Quadrinhos do Super-Homem
Superman: For All Seasons Superman For All Seasons #1-4 (1998) Escrita por Jeph Loeb Arte por Tim Sale Cores por Bjarne Hansen Letras por Richard Starkings Editada por Joey Cavalieri, Maureen McTigue e Mike Carlin Capas por Tim Sale Publicada no Brasil em: Super-Homem: As Quatro Estações em quatro partes, de setembro a outubro de 1999, pela Editora Abril, e republicada em formato encadernado em julho de 2006 pela Panini Comics Beasil sob o título Grandes Clássicos DC #8, novamente republicada pela Panini Comics Brasil, agora em capa dura, em maio de 2018, e finalmente republicada pela Eaglemoss em DC Comics - Coleção de Graphic Novels: Sagas Definitivas #41 em setembro de 2021 |
Vencedora do Wizard Fan Awards de 1998:
Minissérie ou Especial Favorita
Letrista Favorito para Richard Starkings e Comicraft
Letrista Favorito para Richard Starkings e Comicraft
Indicada para Colorista Favorito para Bjarne Hansen
Vencedora do Will Eisner Awards de 1999:
Melhor Artista/Arte-Finalista para Tim Sale
Indicada a Melhor Série Limitada para Jeph Loeb e Tim Sale
Melhor Escritor para Jeph Loeb e Melhor Colorista para Bjarne Hansen
No Brasil, ao contrário de outros países, as histórias em quadrinhos ainda são consideradas um passatempo exclusivamente infantil. As editoras nacionais não conseguiram transformar as crianças e os adolescentes dos anos 80 em consumidores adultos da década de 90. Por sua vez, nos Estados Unidos, desde meados dos anos 70, a média de idade dos leitores vem aumentando. Para atender a esse novo perfil, foram produzidas séries complexas como Watchmen de Alan Moore e Dave Gibbons, e Batman, o Cavaleiro das Trevas de Frank Miller, cujo sucesso inspirou, a DC Comics a criar a linha Vertigo, destinada a publicações mais maduras. No entanto, a editora relutava em submeter à mesma abordagem o seu ícone mais relevante, o Super-Homem.
As coisas começaram a mudar em 1996 com o lançamento de Reino do Amanhã de Mark Waid e Alex Ross. O que, no início, parecia ser uma aventura da Liga da Justiça acabou se revelando uma saga emblemática do Homem de Aço. No entanto, não era o herói a que estamos acostumados. Tratava-se de um personagem mais profundo, humano... e mais maduro. Por fim, o primeiro e maior super-herói mostrava-se capaz de um enfoque mais complexo. O caminho, então, havia sido traçado. Bastava agora novos talentos para seguir por ele.
Em 1997, a DC deixou o Kryptoniano em banho-maria enquanto aguardava seu sexagésimo aniversário no ano seguinte. A espera não foi em vão. Em meados de 1998, foi lançado Superman Forever (Super-Homem Eternamente) com capa lenticular de Alex Ross contando a volta do antigo uniforme. Ainda no mesmo ano, às vésperas do natal, o próprio Ross com ajuda do escritor Paul Dini, lançou Superman – Peace on Earth (Super-Homem – Paz na Terra), narrando a frustada tentativa do Homem de Aço em acabar com a fome do mundo. Esse álbum, em formato gigante com encadernação luxuosa, foi claramente voltado para o público adulto.
Os esforços da DC no sentido de dar relevância ao herói não pararam por aí. Os leitores também puderam acompanhar a série mais profunda que o herói já teve desde sua origem, Superman – For All Seasons de Jeph Loeb e Tim Sale, os mesmos de Batman: O Longo Dia das Bruxas. No Brasil, a mini-série chega em setembro pela Editora Abril, batizada como o título Super-Homem – As Quatro Estações.
A trama, como o próprio nome diz, se dá em quatro estações durante seus primeiros anos da carreira do herói – uma estação para cada edição quinzenal narrada por um dos coadjuvantes da família do Super-Homem. Jonathan Kent, seu pai adotivo, relata, no primeiro episódio, a última primavera de Clark Kent em Pequenópolis. Ele é um jovem assustado e confuso, mas dotado de poderes quase ilimitados. A segunda edição é narrada pelo ponto de vista de Lois Lane e aborda o primeiro verão do herói em Metrópolis. O destaque, porém, é o complicado triângulo amoroso formado pela repórter, Clark e o Super-Homem. A história ganha toques mais dramáticos em sua terceira parte, narrada pelo vilão Lex Luthor, que naquele outono glorioso, humilha o Homem de Aço. Após estes acontecimentos frustrantes, Clark volta a Pequenópolis em busca do apoio de seus pais. Lá acaba reencontrando Lana Lang.
O roteiro sóbrio de Jeph Loeb confere um tom reverente e um caráter mítico à história. Declaradamente influenciado por Alan Moore e Elliot S. Maggin, dois dos maiores escritores que o herói já teve, ele faz da série uma homenagem às aventuras clássicas do Homem de Aço, inclusive com referências a Superman: O Filme (1978) do diretor Richard Donner. A arte, assinada por Tim Sale, está de cair o queixo. De tantos detalhes, é possível à cada nova leitura reconhecer um novo mérito do desenhista. Ao retratar Pequenópolis de uma maneira bucólica e nostálgica, Sale certamente se inspirou no artista Norman Rockwell. Sua Metrópolis consegue ter ao mesmo tempo um ar futurista, mesclado a um estilo art-deco. A grande surpresa da série, porém, fica por conta do colorista dinamarquês Bjarne Hansen. Inicialmente contratado para fazer apenas as capas, acabou por realizar um trabalho magnífico em todas páginas. Raramente visto pintando quadrinhos, Hansen dedica-se a ilustrar campanhas publicitárias para grandes agências, capas de livros, pôsteres livros infantis. Atualmente, tem trabalhado com fundos para animação. Em Super-Homem – As Quatro Estações, ele abusa de tons pastéis para definir as estações do ano, os sentimentos dos personagens e principalmente o clima da série.
Super-Homem – As Quatro Estações teve o reconhecimento do público e da crítica especializada, recebendo vários prêmios, entre os quais o inglês National Comic Award de Melhor Romance Gráfico de 1999. Foi também considerada a série limitada favorita dos leitores da revista Wizard e obteve o maior número de indicações para o Prêmio Eisner deste anos – Melhor Série Limitada, Melhor Escritor, Melhor Desenhista/Finalista e Melhor Colorista. O sucesso da série foi tão grande que a DC estará lançando uma versão encadernada em breve, com arte inédita de Sale e Hansen.
A série também marca o início de uma nova era na vida do Super-Homem. Após anos, roteirizando as principais histórias do herói, Dan Jurgens será substituído no final desse ano nos EUA. Jeph Loeb foi escolhido para dar um rumo mais maduro às suas aventuras. Além disso, a DC Comics está traçando planos ambiciosos para o início de 2001. An Evening with Superman (Uma Noite com Super-Homem) será um álbum em formato especial, com 120 páginas, narrando como Lois Lane se apaixonou pelo Super-Homem. O lendário artista de Conan, o inglês Barry Windsor-Smith, responde por toda produção, escrevendo, desenhando e colorindo como fez com as edições de StoryTeller que produziu para a editora Dark Horse. Nada mal para um personagem que muitos ainda insistem em ver como coisa de criança.
Fabio Alexandre Rocha Marques
Artigo "Gibi de Gente Grande" foi publicado originalmente na revista mensal HQ Express #3 da Via Lettera Editora em novembro de 1999 e foi citada na monografia acadêmica "AD e HQ, Lex Luthor sob a luz das teorias linguísticas" de Alex Caldas Simões da Universidade Federal de Viçosa (MG)
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