segunda-feira, agosto 17, 2020

Smallville em Quadrinhos

Smallville T11 | Darkgee!

Smallville em Quadrinhos

Quase 10 anos que a série de TV Smallville chegou ao fim, mas ele continua popular nos canais de streaming (Amazon, Hulu e outros) e com o advento recente com crossover Crisis on Infinite Earths nas série DC Comics no canal CW, uma nova geração de fãs está se interessando por Smallville, por conta das cenas com Tom Welling e Erica Durance no episódio de Batwoman dentro do crossover.

Com dez temporadas exibidas, originalmente no canal TheWB e depois no canal CW, mesmo depois do seu fim a cronologia da série continuou nas páginas dos quadrinhos da DC Comics numa décima primeira temporada. E muitos fãs novos não conhecem as histórias e aventuras que os personagens da série tiveram fora da TV. Mesmo durante os dez anos na TV, Smallville já estava nos quadrinhos.

Na verdade, a primeira aparição da turma de Smallville nos quadrinhos aconteceu durante a primeira temporada e foi conseqüência de uma jogada do editor Joe Quesada da editora concorrente Marvel Comics. Após o lançamento da série em outubro de 2001 e percebendo o possível sucesso da série, Quesada fez uma proposta aos criadores da série televisiva Alfred Gough e Miles Millar de publicar histórias em quadrinhos baseadas da série. Segundo matéria publicada no Newsarama, em novembro de 2001, o time criativo imaginado por Quesada seria formado por Jeph Loeb e Mike Wieringo. Antes de aceitar a proposta, os produtores e roteiristas entraram em contato com a DC Comics, pertencente na época ao grupo AOL-Time Warner, questionando se haveria problemas negociarem com a Marvel. 

Surpreendidos com a audácia, os editores da DC pediram aos produtores que avisassem Quesada que todos os direitos de adaptação para os quadrinhos eram exclusividade da DC e que uma série já estava a caminho. Sem planos concretos para tal projeto, a DC resolveu testar a viabilidade comercial da idéia num lançamento exclusivo. Usando como a plataforma editorial a lendária revista TV Guide, Gough e Millar, com a ajuda do lendário Martin Pasko, escreveram a história "Elemental" com arte de Terry e Rachel Dodson. A edição tinha um toque magistral: quatro capas pintadas pelo artista premiado Alex Ross que formavam um mural. Publicada em 8 de dezembro de 2001, a brincadeira foi um sucesso estrondoso. Colecionadores e leitores do Super-Homem, bem como fãs da nova série televisiva encomendaram milhares de cópias. Essa história exclusiva nunca foi republicada novamente.

20011208_c120011208_c220011208_c320011208_c4
TV Guide Smallville Special (8/12/2001)

Ao final da primeira temporada a DC Comics anunciou um one-shot especial com 64 páginas e com duas histórias em quadrinhos inéditas sob o título de Smallville: The Comic #1. Lançada em outubro de 2002, foi editada por Eddie Berganza, o editor dos quadrinhos regulares do Super-Homem na época, a revista incluia matérias jornalísticas sobre a série e um guia de episódios, além das histórias em quadrinhos "Raptor", escrita por Mark Verheiden e ilustrada por Allan Martinez, e "Exile and The Kingdom", escrita por Michael Green e ilustrada por John Paul Leon. Ambos roteiristas e produtores da série televisiva, Green e Verheiden escreveram histórias nos quadrinhos que faziam parte da cronologia da série de TV. A capa desse one-shot foi pintada pelo aclamado artista John Van Fleet.

Read online Smallville: The Comic comic - Issue # Full
Smallville: The Comic #1

Novamente um sucesso, dessa forma a DC decidiu finalmente fazer uma série regular no universo Smallville, publicado bimestralmente o título seguia o modelo apresentado anteriormente com histórias em quadrinhos  dentro da cronologia e artigos com matérias e artigos exlusivos. Foram 11 números publicados entre maio de 2003 e janeiro de 2005. Devido ao grande sucesso da série de TV no país, essa série chegou a ser republicada em português no Brasil pela Panini. 

Smallville Comics #1-11

Em sua grande maioria as histórias em quadirnhos eram escritas por Mark Verheiden e Clint Carpenter. Para os fãs de quadrinhos no Brasil traz um gosto especial pois a série também marcou a estréia do quadrinista brasileiro Renato Guedes no Super-Homem, antes dele alçar vôos mais altos nas revistas regulares do personagem em Action Comics e Superman.

Apesar do fim da série de TV em 2011, depois de 10 anos, a DC Comics percebeu que ainda havia espaço e mercado para os quadrinhos baseados na série e lançaram uma décima primeira temporada. Continuando de onde terminava a série, esses quadrinhos mostram o personagem de Tom Welling finalmente contracenando com outros personagens do Universo DC. Publicada entre julho de 2012 e janeiro de 2014, Smallville Season teve seus 19 números lançados digitalmente e fisicamente. Escrita em sua plenitude por  Bryan Q. Miller, roteirista da série de TV, as histórias eram divididas em arcos de 3 ou 4 partes. 

Smallville Season 11 #1-19

A partir do arco Argo (#13-14), a arte da revista melhorou consideravelmente com a entrada do artista brasileiro Daniel HDR e depois no arco Olympus (#16-19) com arte do espanhol Jorge Jimenez. Em paralelo com o título principal a DC Comics também lançou uma série de especiais a partir de 2013 e concluindo em 2014. Também com texto de Brian Q. Miller, Smallville Season 11 Special era trimestral e também contou com a arte de Daniel HDR no seu último número.

Smallville Season 11 Special #1-5

Mesmo com fim de ambos títulos, Brian Q. Miller e a DC Comics continuaram publicando Smallville em quadrinhos mensalmente em mais quatro arcos distintos de 4 partes cada: Smallville Season 11: Alien com arte do mexicano Edgar Salazar; Smallville Season 11: Lantern com arte do brasileiro Marcio Takara; Smallville Season 11: Chaos com desenhos de Daniel HDR e Marcelo Di Chiara; Smallville Season 11:  Continuity com arte do brasileiro Ig Guara. As capas pintadas ficaram a cargo de talentosa artista americana Cat Staggs.

Smallville Season 11 Comics (2014-2015)

Para o fã e leitor brasileiro que não acompanha os quadrinhos originais americanos, Smallville pode parecer ter acabado faz muito tempo, o que está longe verdade, Smallville e suas aventuras continaram por mais de 5 anos depois que os episódios de TV chegaram ao fim. Os encardenados com da décima temporada continuam sendo republicados, bem como a fase original. E com o advento do streaming, novos fãs começam a conhecer série sobre a juventure do Super-Homem que durou 10 anos.

Superman artist Renato Guedes

Smallville artist Daniel HDR

Smallville artist Marcio Takara


Smallville artist Ig Guara









Nenhum comentário: