terça-feira, outubro 23, 2012

Clark Kent deixa o Planeta Diário




Ontem, 22 de outubro de 2012, o Super-Homem novamente estampou as notícias dos jornais, sites, blogs e revistas do mundo inteiro:

Daily News: Clark Kent quits the Daily Planet in new issue of 'Superman'

AFP/UOL: Clark Kent abandona emprego no Daily Planet

Na revista Superman #13 que sai nas lojas americanas a partir da próxima quarta-feira, Clark Kent não será mais um jornalista contratado do Diário Planeta mas um blogueiro...

A pergunta é: Mais uma vez?! Essa não é a primeira vez que Clark Kent deixa seu emprego como repórter no Planeta Diário... A última vez que ele havia deixado o jornal foi em Superman vol. 2 #183 em agosto de 2002, Perry demitiu naquela época. Anteriormente, ele já havia deixado o planeta para trabalhar como editor da revista Newstime em Adventures of Superman #461 em dezembro de 1989. No longínquo mês de janeiro de 1971, ele deixou o emprego repórter no Planeta Diário para trabalhar como apresentador de TV para WGBS Morgan Edge na clássica Superman vol. 1 #233.

Quando a DC vai parar de fazer essas mudanças apenas para fazer as manchetes? Em setembro do ano passado foi o novo uniforme e o fim do relacionamento com Lois Lane quando a nova cronologia começou, mês passado foi o novo relacionamento carnal com a Mulher Maravilha. A editora me parece desesperada pra manter o Super-Homem e seus demais personagens de quadrinhos vivos no mainstream, talvez esperando manter o público em geral atento ao estranho e inconstante mundo dos quadrinhos.

Coincidentemente a exatos 67 anos, Perry White demitia Clark Kent de seu jornal e o substituia pelo jovem repórter Henry Miller, o Homem Atômico disfarçado, no episódio Atom Man In Metropolis Part 12 de 23 de outubro de 1945.


Um comentário:

Nano Falcão disse...

Bom, Fábio, sou jornalista e fã do Superman, e acho que essa nova "demissão" do Clark do Planeta Diário uma das coisas mais interessantes (e menos forçadas) dessa nova fase pós-relaunch.

Justamente porque na revista Superman, desde o seu relançamento, uma coisa que está sendo discutida, como pano de fundo das histórias são os rumos do jornalismo moderno... Afinal não é segredo que não só o jornal impresso está em crise, como a própria natureza do jornalismo...

O Planeta foi comprado por uma grande corporação de comunicação (como acontece com todo jornal nos EUA, hoje em dia nenhum grande jornal é independente nos EUA), o mesmo grupo da TV Galáxia. Então o jornal ficou subordinado a esse grande grupo corporativo, e tem que seguir os ditames do que hoje chamamos de "shownarlismo", o que atrapalha jornalistas integros como Clark Kent.

Assim, ele se demitir do Planeta era uma progressão lógica que se vinha desenhando desde o número um da nova revista Superman lançada ano passado... Clark Kent tenta se adaptar a esse jornalismo moderno cheio de amarras e voltado para o sensacionalismo e o superficial... Mas não consegue. Afinal ele escolheu essa profissão para DIVULGAR A VERDADE, promover a Justiça e ajudar as pessoas.

Hoje em dia, independencia mesmo, só se encontra na internet. Tendo blogs como o seu. Por isso ser blogueiro faz mais do que sentido para um jornalista integro (e combativo) como Clark Kent.